|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
09/11/1993 |
Data da última atualização: |
26/04/2017 |
Autoria: |
BORGES-ANDRADE, J. E. |
Título: |
Aprendizagem por observação: perspectivas teóricas e contribuições para o planejamento instrucional - uma revisão. |
Ano de publicação: |
1981 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Psicologia: Ciência e Profissão, v. 1, n. 2, p. 2-68, jul. 1981. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O presente trabalho inclui uma introdução teórica e uma revisão de estudos experimentais a respeito de aprendizagem por observação. Na introdução, dois enfoques teóricos tradicionais são apresentados e discutidos: o operante e o da aprendizagem social. A tendência mais recente de considerar estas duas interpretações como complementares e não necessariamente incompatíveis e apresentada. Em seguida, algumas aplicações de procedimentos de figuração(3) são descritas. A revisão de pesquisas teve como objetivo investigar dois pressupostos teóricos: 1) a eficácia da utilização de figuração e 2) encontrar apoio experimental para o postulado que afirma que o modelo humano exerce dois papéis na aprendizagem por observação - como instrumento informativo e como fator sócio-cultural. Estes objetivos foram perseguidos tendo-se como perspectiva a prendizagem de diversas categorias de habilidades: atitudes, habilidades motoras, informações verbais e habilidades intelectuais - de acordo com uma taxomania de capacidades aprendidas previamente escolhida. Assim, os estudos experimentais são discutidos e analisados e os pressupostos teóricos acima descritos são testados. As implicações para o planejamento instrucional são discutidas, tendo em vista os resultados da revisão e as condições de ensino que deveriam ser manipuladas para maximizar a aprendizagem das quatro categorias de habilidades acima relacionadas. |
Palavras-Chave: |
Apprenticeshhip; Contribuicao; Institutional planning; Methods; Observacao; Perspectiva teorica; Planejamento institucional. |
Thesagro: |
Aprendizagem; Método. |
Thesaurus Nal: |
Learning. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
Marc: |
LEADER 02192naa a2200241 a 4500 001 1146002 005 2017-04-26 008 1981 bl --- 0-- u #d 100 1 $aBORGES-ANDRADE, J. E. 245 $aAprendizagem por observação$bperspectivas teóricas e contribuições para o planejamento instrucional - uma revisão. 260 $c1981 520 $aO presente trabalho inclui uma introdução teórica e uma revisão de estudos experimentais a respeito de aprendizagem por observação. Na introdução, dois enfoques teóricos tradicionais são apresentados e discutidos: o operante e o da aprendizagem social. A tendência mais recente de considerar estas duas interpretações como complementares e não necessariamente incompatíveis e apresentada. Em seguida, algumas aplicações de procedimentos de figuração(3) são descritas. A revisão de pesquisas teve como objetivo investigar dois pressupostos teóricos: 1) a eficácia da utilização de figuração e 2) encontrar apoio experimental para o postulado que afirma que o modelo humano exerce dois papéis na aprendizagem por observação - como instrumento informativo e como fator sócio-cultural. Estes objetivos foram perseguidos tendo-se como perspectiva a prendizagem de diversas categorias de habilidades: atitudes, habilidades motoras, informações verbais e habilidades intelectuais - de acordo com uma taxomania de capacidades aprendidas previamente escolhida. Assim, os estudos experimentais são discutidos e analisados e os pressupostos teóricos acima descritos são testados. As implicações para o planejamento instrucional são discutidas, tendo em vista os resultados da revisão e as condições de ensino que deveriam ser manipuladas para maximizar a aprendizagem das quatro categorias de habilidades acima relacionadas. 650 $aLearning 650 $aAprendizagem 650 $aMétodo 653 $aApprenticeshhip 653 $aContribuicao 653 $aInstitutional planning 653 $aMethods 653 $aObservacao 653 $aPerspectiva teorica 653 $aPlanejamento institucional 773 $tRevista de Psicologia: Ciência e Profissão$gv. 1, n. 2, p. 2-68, jul. 1981.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 36 | |
Registros recuperados : 36 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|