Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Semiárido.
Data corrente:  09/11/1993
Data da última atualização:  26/04/2017
Autoria:  BORGES-ANDRADE, J. E.
Título:  Aprendizagem por observação: perspectivas teóricas e contribuições para o planejamento instrucional - uma revisão.
Ano de publicação:  1981
Fonte/Imprenta:  Revista de Psicologia: Ciência e Profissão, v. 1, n. 2, p. 2-68, jul. 1981.
Idioma:  Português
Conteúdo:  O presente trabalho inclui uma introdução teórica e uma revisão de estudos experimentais a respeito de aprendizagem por observação. Na introdução, dois enfoques teóricos tradicionais são apresentados e discutidos: o operante e o da aprendizagem social. A tendência mais recente de considerar estas duas interpretações como complementares e não necessariamente incompatíveis e apresentada. Em seguida, algumas aplicações de procedimentos de figuração(3) são descritas. A revisão de pesquisas teve como objetivo investigar dois pressupostos teóricos: 1) a eficácia da utilização de figuração e 2) encontrar apoio experimental para o postulado que afirma que o modelo humano exerce dois papéis na aprendizagem por observação - como instrumento informativo e como fator sócio-cultural. Estes objetivos foram perseguidos tendo-se como perspectiva a prendizagem de diversas categorias de habilidades: atitudes, habilidades motoras, informações verbais e habilidades intelectuais - de acordo com uma taxomania de capacidades aprendidas previamente escolhida. Assim, os estudos experimentais são discutidos e analisados e os pressupostos teóricos acima descritos são testados. As implicações para o planejamento instrucional são discutidas, tendo em vista os resultados da revisão e as condições de ensino que deveriam ser manipuladas para maximizar a aprendizagem das quatro categorias de habilidades acima relacionadas.
Palavras-Chave:  Apprenticeshhip; Contribuicao; Institutional planning; Methods; Observacao; Perspectiva teorica; Planejamento institucional.
Thesagro:  Aprendizagem; Método.
Thesaurus Nal:  Learning.
Categoria do assunto:  X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Semiárido (CPATSA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPATSA20518 - 1ADDSP - PP0086100861
Voltar






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 36
Primeira ... 12 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoBORGES-ANDRADE, J. E. Administração da pesquisa: organização e papeis ocupacionais. Revista de Administração de Empresas, v. 24, n. 2, p. 19-28, 1984. 25 p.
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroAcesso restrito ao objeto digitalImprime registro no formato completo
2.Imagem marcado/desmarcadoBORGES-ANDRADE, J. E. Aprendizagem por observação: perspectivas teóricas e contribuições para o planejamento instrucional - uma revisão. Revista de Psicologia: Ciência e Profissão, v.1, n.2, jul.1981. 68 p.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: Local - B
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
3.Imagem marcado/desmarcadoBORGES-ANDRADE, J. E. Avaliação de impacto de treinamentos no desempenho. Brasília, DF: EMBRAPA-DRH, 1989. 10 p. (EMBRAPA-DRH. Implicações práticas: recursos humanos, 11).
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
4.Imagem marcado/desmarcadoBORGES-ANDRADE, J. E. Avaliação somativa de sistemas institucionais: integração de três propostas. Brasília, DF: EMBRAPA-DRH, 1982. Paginação irregular. Artigo publicado em "Tecnologia Educacional, v.11, n.46, maio/jun 1982".
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
5.Imagem marcado/desmarcadoBORGES-ANDRADE, J. E. Avaliação de necessidades de treinamento em administração da pesquisa: uma proposta metodológica. Brasília, DF: EMBRAPA-DRH, 1982. 14 p.
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
6.Imagem marcado/desmarcadoBORGES-ANDRADE, J. E. Por uma competência política e técnica no treinamento. Psicologia: Ciência e Profissão, v.6, n.2, p. 9-17, 1986.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: Internacional - C
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
7.Imagem marcado/desmarcadoBORGES-ANDRADE, J. E. A construção de hierarquias de aprendizagem. Brasília, DF: EMBRAPA-DRH, [1982?]. paginacao irregular. Artigo publicado em "Tecnologia Educacional, v.11, n.48, set/out, 1982".
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
8.Imagem marcado/desmarcadoBORGES-ANDRADE, J. E. Comprometimento organizacional na administração pública e em seus segmentos meio e fim. Temas de psicologia, n.1, 1994, p.49-61.
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
9.Imagem marcado/desmarcadoBORGES-ANDRADE, J. E. Motivação na instrução: comparação entre um enfoque comportamental e um cognitivo. Brasília, DF: EMBRAPA-DRH, 1983. 7 p. Trabalho publicado "Tecnologia Educacional, v.12, n.50, jan/fev. 1983".
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
10.Imagem marcado/desmarcadoBORGES-ANDRADE, J.E. Pesquisa e intervenção em organizações. Brasília, DF: EMBRAPA-DRH, 1985. 5 p. Trabalho apresentado na XV Reunião Anual de Psicologia, Ribeirão Preto, 1985.
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
11.Imagem marcado/desmarcadoBORGES-ANDRADE, J. E. O enfoque instrucional no treinamento: por uma competência técnica e política. Brasília, DF: EMBRAPA-DRH,. 34 p.
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
12.Imagem marcado/desmarcadoBORGES-ANDRADE, J. E. Eventos da instrução: uma proposta derivada das teorias de processamento de informações. Tecnologia Educacional, v.11, n.49, nov/dez, 1982. Paginacao irregular.
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
13.Imagem marcado/desmarcadoBORGES-ANDRADE, J. E. Diagnóstico global da EMBRAPA: pesquisadores: "a produção do pesquisador e seus preditores individuais e de ambientes psicossocial e externo". Brasília, DF: EMBRAPA-SEA, 1991. 51 p.
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
14.Imagem marcado/desmarcadoBORGES-ANDRADE, J. E. Effects of modeling and learning guidance on the establihment of rule-governed behavior. 1979. 159p. Dissertação ( Mestrado) - The Florida State University, Florida-USA
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
15.Imagem marcado/desmarcadoQUIRINO, T. R.; BORGES-ANDRADE, J. E. Mensuração de efetividade e eficiência de organizações de pesquisa aplicada: uma abordagem multifinalista. Revista de Administração, São Paulo, v.22, n.2, p.55-65, abr/jun 1987.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: Nacional - A
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
16.Imagem marcado/desmarcadoBORGES-ANDRADE, J. E.; QUIRINO, T. A mensuração da qualidade das publicações e sua comparação com outras medidas de efetividade de organizações de pesquisa aplicada. Brasília, DF: EMBRAPA-DRH, [19--]. 11 p.
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
17.Imagem marcado/desmarcadoBORGES-ANDRADE, J. E.; LIMA, S. M. V. Avaliação de necessidade de treinamento: um método de analise de papel ocupacional. Brasília, DF: EMBRAPA-DRH, 1983. 33 p. Trabalho publicado em "Tecnologia Educacional, v.12, n.52, 1983".
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
18.Imagem marcado/desmarcadoBORGES-ANDRADE, J. E.; CAMESCHI, C. E.; XAVIER, O. S. Comprometimento organizacional em instituição de pesquisa: diferenças entre meio e fim. Revista de Administração, São Paulo, v.25, n.4, p.29-43, out./dez.1990.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: Nacional - A
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
19.Imagem marcado/desmarcadoCASTRO, J. P. R. de; BORGES-ANDRADE, J. E. Notes on training in agricultural research management. Brasília, DF: EMBRAPA, 1982. 30 p.
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
20.Imagem marcado/desmarcadoBORGES-ANDRADE, J. E.; XAVIER, O. S.; AFANASIEFF, R. S. Perfis meio e fim em organização de pesquisa. Revista de Administração, São Paulo, v.27, n.1, p.49-60, jan./mar.1992. Trabalho apresentado no XVI Simpósio Nacional de Pesquisa de Administração em Ciência e Tecnologia, Curitiba-PR de 23 a 25 de outubro de 1989.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: Nacional - A
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 36
Primeira ... 12 ... Última
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional